O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) vem se destacando no cenário nacional por seu trabalho de apoio e colaboração com outros Observatórios Sociais em diversas regiões do país. Cidades como Lages (SC), Pará de Minas (MG), São Pedro da Aldeia (RJ), Caçador (SC), Carazinho (RS), e Irati (PR) foram alguns dos observatórios mais recentes que receberam auxílio para conhecer e/ou implementar programas em prol da educação fiscal e cidadã.
Em junho do ano passado, o OSB Pinhalzinho (SC) foi atendido pelo OSB Brusque para conhecer o programa Observador Social Mirim. Na oportunidade, a Consultora Pedagógica de Brusque, Priscila dos Santos Petermann, apresentou a metodologia, o público-alvo, o funcionamento e todos os detalhes do gerenciamento do programa.
“Eles ‘gestaram’ essa ideia de ter o programa na cidade deles, se organizaram e buscaram recursos nesse quase um ano. Agora, em 2024, vieram a Brusque para acompanhar a aplicação do programa pelas nossas educadoras. Fiquei tão feliz pelo esforço e dedicação deles mesmo a quilômetros de distância,” comenta Priscila.
O intercâmbio de ideias reflete a essência do trabalho em rede promovido pelo Observatório Social do Brasil, onde a colaboração e o compartilhamento de boas práticas são cruciais.
O OSB Brusque destaca-se compartilhando o que foi construído e aprimorado ao longo dos anos, apresentando aos Observatórios interessados toda a metodologia, formas de gerenciamento e exemplos de captação de recursos para os programas educacionais. “Numa conversa, trocamos experiências, disponibilizamos todo o material e levamos a eles as informações necessárias para a replicação de ações específicas em suas cidades,” completa Priscila.
Lidiane Oliveira, coordenadora do OSB Lages, avalia como positiva essa rede de apoio. “Impossível não mencionar o Observador Mirim, que está em fase de testes por aqui. Um projeto inspirador. Mas também achei interessante o programa apresentado no Encontro dos Observatórios Sociais de Santa Catarina, em que o Observatório vai às escolas para contar três histórias com temas relacionados à cidadania e ética”, conta, referindo-se ao programa de contação de histórias “Era uma vez, uma semente do bem”.
Na prática, quando procurado, o OSB Brusque apresenta seus programas educacionais e auxilia na capacitação dos Educadores Fiscais. “O nosso suporte se dá no início do processo e depois os Observatórios locais alçam seus próprios voos,” explica Priscila.
De acordo com ela, a troca de informações entre os Observatórios tem sido enriquecedora. “Os vídeos das crianças brincando e interagindo com o conteúdo da educação fiscal deixam eles com os olhos brilhando de emoção e vontade de iniciar este programa em suas entidades. O Observatório Social de Brusque segue firme em seu propósito de fortalecer a rede de observatórios sociais do Brasil, promovendo a educação fiscal e cidadania desde a educação infantil até o ensino médio, e apoiando outras cidades a replicarem essas ações de sucesso”, comemora.