Com o objetivo fortalecer as ações de controle social nas cidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá (SC), o Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) realiza o constante monitoramento das obras públicas, acompanhando a gestão dos recursos públicos e contribuindo para a entrega de obras com qualidade à população.
O trabalho de monitoramento de obras envolve a análise e acompanhamento de editais, contratos, execução e entrega das obras. Desde 2020, o OSB passou a fazer o monitoramento intensificado de forma presencial.
Apenas no 1º semestre de 2024 foram monitoradas 15 obras públicas, que representam mais de 110 milhões de reais em investimentos na região. Durante esse período o Observatório Social realizou 82 monitoramentos, sendo 42 na cidade de Brusque, 25 na cidade de Guabiruba e 15 em Botuverá.
De acordo com o Arquiteto e Urbanista José Gamba Júnior, responsável pelos monitoramentos das obras públicas, o diagnóstico geral dos trabalhos realizados até o momento é muito positivo.
“Durante o monitoramento das obras foram identificadas algumas alterações em relação ao cumprimento de prazos e qualidade dos serviços prestados, cujas situações já foram encaminhadas para as respectivas prefeituras, a fim de que as providências cabíveis sejam adotadas”, comenta.