O OSB BRUSQUE E A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Em setembro de 2015, líderes dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, para o lançamento de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, que sucedeu a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A nova agenda de desenvolvimento sustentável, que deve concluir o trabalho dos ODM e tem como lema “não deixar ninguém para trás”, foi o foco da Assembleia Geral da ONU, na qual Estados-membros e a sociedade civil negociaram suas contribuições. Ao adotarem o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030  para  o  Desenvolvimento  Sustentável”,  os  países  comprometeram-se  a  tomar  medidas  ousadas  e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável e cumprir as metas dos ODS até o ano de 2030.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade e busca fortalecer a paz universal e é composta por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável – os ODS – e suas 169 metas.

O  OSB  Brusque  faz  parte  do  Comitê  ODS  Brusque  e  alinha  ações  e  programas  com  3  (três)  ODS:  ODS4  – Educação  de  Qualidade,  ODS16  –  Paz,  Justiça  e  Instituições  Eficazes  e  ODS17  –  Parcerias  e  Meios  de Implementação.

Desde 2017, o OSB Brusque é signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, cujo objetivo é facilitar a incorporação dos ODS no dia a dia das pessoas e na prática das organizações no estado. O Movimento, em Santa Catarina, possui 1002 signatários, reunidos em é 14 comitês, em 82 cidades. (Dados de Novembro de 2021)

O OSB Brusque e os ODS em 2020:

Conferência  ODS  Brasil  &  Alemanha  2020:  esta  conferência  teve  sua  primeira  edição  no  Distrito  de Karlsruhe, formado por 32 municípios do Sul da Alemanha e a segunda edição ocorreu em Brusque, em fevereiro de 2020. A Conferência é produto do Projeto “50 parcerias municipais pelo clima”, no qual o município de Brusque é parceiro do Distrito de Karlsruhe – Alemanha, desde 2015. Foi organizada pela

Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (FUNDEMA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Brusque, Movimento Nacional ODS Santa Catarina (comitê Brusque), Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). As iniciativas fazem parte da parceria de mitigação climática entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe (Alemanha). O OSB Brusque participou com a apresentação oral do programa Observador Social Mirim e apresentação via painel do programa OAB vai à Escola com o Observatório Social – Um bate-papo cidadão.

Participação nas 2 (duas) reuniões abertas dos signatários organizadas pelo Comitê ODS Brusque.

Presença da Assembleia Geral do Movimento ODS Santa Catarina, em Florianópolis (online);

Semana  ODS  na  Prática  (25  a  29  de  maio/2020):  realização  de live de  contações  histórias  infantis  do Programa Era uma vez, uma semente do bem na Semana ODS na Prática.

Semana ODS na Prática (21 a 27 de setembro/2020): realização de live de contações histórias infantis do Programa Era uma vez, uma semente do bem na Semana ODS na Prática;

Campanha de Setembro: participação no ODS em Pauta: matérias sobre ações dos signatários no Jornal O Município/Brusque;

Atualmente é membro  da coordenação  do Comitê ODS Brusque (biênio 2021 – 2023);