OBSERVADOR SOCIAL MIRIM

O Observador Social Mirim (OSMirim) é um programa de educação fiscal e cidadania aplicado em todas as escolas públicas e privadas dos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá e que tem como público-alvo os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. É executado por um Educador Fiscal contratado pelo OSB Brusque.

O programa também disponibiliza capacitações online e presenciais para outros municípios que desejam replicar a ação. Tem sido replicado em outros municípios de Santa Catarina – notadamente em parceria com a AMVE (Associação de Municípios  do Vale Europeu) – e em outros estados do país, como Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Erechim), Bahia (Jequié), Paraná (Paranaguá), Minas Gerais (Sete Lagoas) e São Paulo (Pindamonhangaba).

Em outubro de 2017, o OSB Brusque participou de um Chamamento Público Nacional (http://todosjuntoscontracorrupcao.mppb.mp.br/) para a seleção e certificação de propostas de prevenção primária à corrupção. O programa Observador Social Mirim foi reconhecido com o Selo Pró-Íntegro 2018 de Prevenção Primária à Corrupção. As propostas selecionadas participaram de uma rodada de apresentação para a Rede Colaborativa do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção composta por várias entidades públicas, empresas privadas, além de universidades. O objetivo foi potencializar essas propostas para que elas aumentem seu alcance e, assim, seu impacto na sociedade.