O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque), que também atende as cidades de Guabiruba e Botuverá, participou, no dia 27 de junho, do Summit Cidades 2023, em Florianópolis (SC), levando sua experiência em monitoramento de contratos em licitações.
A apresentação fez parte programação da segunda edição do Congresso de Licitações Municipais da OAB/SC, que, neste ano, ocorre dentro do Summit Cidades, no CentroSul, na capital do Estado, com a participação de palestrantes de alto nível para debater mudanças e inovações da Nova Lei de Licitações, bem como os desafios para a implementação e aplicação das novas diretrizes no âmbito dos Municípios.
O diretor executivo, Gustavo Gonzaga Pereira, que também já atuou como Monitor de Licitações e Contratos e o arquiteto e urbanista José Gamba Junior, responsável pelo monitoramento de obras do OSB, falaram sobre “A Sociedade Civil no Monitoramento de Contratos e Licitações”.
Segundo o diretor executivo do OSB, participar do Summit Cidades foi muito importante. “Participar de um evento desse porte, que reúne diversas entidades, representantes do Poder Público, empresas e advogados que trabalham diariamente com licitações é de suma importância para demonstrar o trabalho do Observatório para a população e, principalmente, tentar replicar em outros municípios as boas práticas implementadas em Brusque e região “, afirma Gustavo.
O Summit Cidades 2023 contou com mais de 100 municípios inscritos, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, sustentáveis e dinâmicas.
O evento é considerado o maior encontro de cidades inteligentes de Santa Catarina e é destinado a prefeitos, vereadores, gestores públicos, empresários e comunidade acadêmica.
Promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) e outras instituições, o Summit Cidades abordou temas como Desenvolvimento Econômico, Educação, Inclusão Social, Mobilidade Urbana, Turismo, Saneamento e Internacionalização de Cidades.