O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque, em parceria com a Viacredi e FIESC, realizou na noite desta quarta-feira, 6 de novembro, o II Observador Social Docente, que celebra a aplicação dos Programas Educacionais “Observador Social Mirim” e “Pequeno Cidadão”, aplicados com as turmas de quarto ano e pré II de todas as escolas, públicas e particulares, de Brusque, Guabiruba e Botuverá.
Cerca de 100 profissionais da Educação prestigiaram o evento que foi realizado no teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (SC) e teve como tema saúde mental. Recepcionados com um café de boas-vindas, os professores e representantes das escolas aproveitaram o momento para confraternizar e reencontrar amigos de profissão.
A primeira palestra da noite, apresentada por Thiago Korb, gerente da Educação do SESI/SC e Eloisa Naue, especialista em saúde do SESI/SC destacou “Saúde mental na escola: desafios e estratégias de cuidado”. Foram apresentados dados sobre afastamentos devido a questões mentais e a importância de se falar sobre o assunto para reverter este quadro.
Na sequência, James Kienen destacou a respiração como ferramenta para regulação emocional, na palestra “Ritmo da vida: respire, relaxe e renove”.
“A respiração é algo tão simples e natural, mas que deixamos de lado por viver nesse mundo hiperconectado. É importante saber respirar, fazer isso com calma e tranquilidade, para que o nosso corpo possa voltar para uma sensação de equilíbrio. Lembrando que é uma respiração como a dos bebês, na região do abdômen, e não uma respiração mais alta na região do peito, que é uma respiração mais curta”, ensina.
Segundo a professora do 4º ano do Colégio Cônsul Carlos Renaux, Soraia Machado Bork, que participa do evento pela segunda vez, o evento trata de temas importantes e é uma oportunidade de rever amigos que trabalham em outras escolas.
“O evento do ano passado já foi muito bom, quando foi abordada a educação financeira. A minha relação com o Observatório Social é maravilhosa, pois nós, enquanto colégio, precisamos desta integração. Assuntos como os três poderes, por exemplo, são difíceis de a criança entender e quando o Observatório traz ele faz isso de forma lúdica, complementando o que trabalhamos em sala de aula. Então, é muito importante o trabalho desenvolvido”, ressaltou.
O presidente do OSB Brusque, Evandro Carlos Gevaerd, comentou em sua fala o orgulho em celebrar a realização dos programas educacionais por mais um ano. “Este evento materializa o sucesso dos projetos que existem no nosso município desde 2016 e vêm ganhando cada vez mais força, graças à qualidade dos nossos profissionais e das pessoas que se envolvem com os programas dentro do Observatório Social. Graças também aos nossos parceiros que garantem a execução desses programas. A quantidade de profissionais que reunimos hoje demonstra a admiração deles pelos programas. Ficamos muito felizes. É um momento de grande orgulho e alegria”, ressalta.
De acordo com a Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania, Priscila dos Santos Petermann, o evento foi cuidadosamente pensado para os profissionais da educação, com o objetivo de proporcionar um momento leve e acolhedor, onde cada um pudesse refletir sobre temas importantes para seu bem-estar e crescimento pessoal. “Nossa intenção foi agregar valor à vida desses profissionais, oferecendo um momento especial, que se destacou pela qualidade e importância dos temas envolvidos. O retorno que recebemos foi extremamente positivo, e ficamos muito satisfeitos em contribuir para o desenvolvimento de cada um”, completa.
Os programas
O Observador Social Mirim (OSMirim) é um programa de educação fiscal e cidadania aplicado pelo OSB Brusque em todas as escolas públicas e privadas dos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá e em todos os municípios de Santa Catarina onde tem Escola Sesi (Joinville, Itajaí, Criciúma, Videira, Rio do Sul, Lages e São Bento do Sul) e que tem como público-alvo os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Em um formato dinâmico, os alunos aprendem sobre a importância social dos tributos através da explicação dos educadores fiscais, jogos, brincadeiras e recebem uma revista que norteia os conteúdos.
Em 2024, o programa, que ainda está em andamento, já passou por 96 turmas de 48 escolas, interagindo com 2.214 estudantes. Desde o seu lançamento, em 2016, já são cerca de 13.800 alunos atendidos.
Já o Pequeno Cidadão, tem como objetivo chamar atenção dos alunos da Educação Infantil, também para a importância social dos tributos e o respeito às coisas públicas, ensinando aos pequenos de forma lúdica como é feita a arrecadação e para onde vai este recurso e sobre o zelo que precisamos ter pelos lugares públicos. As turmas também aprendem sobre localização geográfica e importância da nota/cupom fiscal.
O projeto piloto foi aplicado em 2018 com 75 alunos de duas escolas. Neste ano, que marcou a retomada do programa, já foram atendidos 2.318 alunos de 61 escolas, divididos em 185 turmas
O Observatório
Os Observatórios Sociais são instituições não governamentais, sem fins econômicos ou lucrativos, sem vínculo político e destinados a promover a Cidadania, a Educação Fiscal e a incentivar a eficiência na Gestão Pública.
Em Brusque, o OSB foi fundado em 28 de abril de 2011. É constituído por voluntários, consultores e estagiários que monitoram o destino do dinheiro público por meio do acompanhamento de contratos e licitações, monitoramento de obras públicas, monitoramento da merenda escolar e ações de Educação Fiscal e Cidadania.
Empresas ou pessoas que tenham interesse em contribuir financeiramente como mantenedores podem entrar em contato com a equipe do Observatório Social de Brusque pelo (47) 99126-7087.
Quem tiver interesse em ser voluntário também pode entrar em contato pelo mesmo número de whatsapp, desde que não seja filiado a nenhum partido político.