Pesquisa também analisou os números de Brusque e região
O Observatório Social realizou uma pesquisa referente a quantidade de drogas apreendidas na região e no estado durante 2017. Os dados são do site da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que usou como fonte o Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP. Até maio deste ano, foram apreendidas mais de 19 toneladas de drogas em Santa Catarina, divididos entre cocaína (9,7 toneladas), maconha (9,6 toneladas), crack (47 kg) e outros não identificados (98 kg).
Além disso, foram apreendidos também mais de 40 mil comprimidos de ecstasy, mais de nove mil comprimidos de LSD e outras duas mil unidades não identificadas.
Na região
Em Brusque a polícia apreendeu mais de 13 quilos de drogas como cocaína, maconha e crack. Entre os cinco primeiros meses do ano, o destaque foi abril, com 9,526 kg apreendidos, sendo pouco mais de 8 kg de maconha. Além disso, foram confiscados 53 comprimidos de ecstasy, a maioria em março (25).
Em Guabiruba foram apreendidos apenas 11 gramas de maconha durante o ano. Já Botuverá registou apenas uma grama de maconha, apreendida em maio. Em São João Batista foram 132 gramas de drogas divididas entre maconha, cocaína e crack. Nova Trento registrou uma grama de maconha em março.
No litoral
Em Itajaí foram apreendidos mais de 467 quilos de drogas desde o começo do ano, sendo grande parte de maconha (393 kg). Além disso, foram 718 comprimidos de ecstasy, 369 comprimidos de LSD e outros sete não identificados.
Em Balneário Camboriú foram apreendidos 62 quilos, também sendo a maioria maconha (54 kg). Também foram recolhidos 2176 comprimidos de ecstasy, 609 comprimidos de LSD e outros 2007 não identificados.