Desenvolvido por estudantes, o app pretende auxiliar os cidadãos a acompanharem os gastos dos deputados
Um grupo de alunos da Universidade Católica do Rio Grande do Sul desenvolveu um aplicativo para vigiar os gastos dos deputados federais. O “Meu Deputado” tem o intuito de mostrar os gastos dos deputados federais, verificando onde foi investida a verba destinada aos políticos, como, por exemplo, combustível, hospedagem, passagens aéreas, entre outros.
“A nossa ideia era fazer um aplicativo que facilitasse a visualização das informações”, informou Claudio da Silva Dias Junior, um dos criadores do projeto. O grupo responsável pela criação do aplicativo é formado por Anderson Kloss (Ciência da Computação – PUCRS), Claudio da Silva Dias Junior (Ciência da Computação – PUCRS), Felipe Vielitz (Jogos Digitais – Unisinos), Gianfranco Meneguz (Sistemas para Internet – IFRS), e Kévin Cardoso de Sá (Jogos Digitais – Unisinos).
Segundo eles, o “Meu Deputado” também vai permitir aos cidadãos o acesso às notas fiscais referentes os gastos; acompanhar a frequência dos deputados nas sessões do plenário e o posicionamento nas votações. O usuário também pode comparar os gastos dos deputados conforme desejar.
IDEIA
Os criadores explicam que a ideia para o desenvolvimento do “Meu Deputado” surgiu a partir de um trabalho em que eles deveriam fazer um aplicativo que compreendesse um problema da sociedade.
No próprio aplicativo é explicado o motivo da escolha dos deputados. De acordo com eles, os deputados federais foram escolhidos porque eles são as autoridades que fazem as leis que afetam direta ou indiretamente a sociedade.
Fonte: Contas Abertas