Os dados foram levantados no site do Tribunal de Contas de Santa Catarina – TCE
Uma pesquisa feita pelo Observatório Social de Brusque (OSBr) mostrou uma diminuição no consumo de diárias dos servidores públicos de Brusque em 2016, sendo comparado com 2013, 2014 e 2015. Os dados são do primeiro semestre de cada ano e foram retirados do site do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – TCE-SC.
As despesas com diárias são de direito do servidor público que, se for a serviço, pode ter que viajar para outra cidade, estado ou país, em caráter eventual ou temporário. Quando o servidor permanece fora de seu município, a diária pode ser paga inteira, permanecendo por mais de 12 horas ou pernoitar no destino.
Quando o mesmo passar menos de 12 horas em outro local, ele terá direito de metade da diária. O valor das diárias não está sujeito a nenhum tipo de desconto e é destinado a cobrir despesas de pousada, alimentação e locomoção urbana.
Conforme a tabela abaixo, no primeiro semestre de 2016 houve uma significativa redução nas despesas com diárias. Neste ano a redução foi superior a 50% em relação a 2015.