Em comemoração aos cinco anos do Observatório Social de Brusque, completados no dia 28 de abril, na manhã desta quarta-feira (04), foi realizada uma pequena reunião. O evento que prestigiou e homenageou todos os envolvidos com a entidade, também apresentou os novos projetos do OSBr para este ano, além da prestação de contas dos primeiros quatro meses de 2016.
Estavam presentes os mantenedores do OS Brusque, a imprensa da região e os estagiários e voluntários que fazem o Observatório acontecer. Como parte da homenagem, foi entregue uma pequena lembrança aos mantenedores e a imprensa, que divulga o nosso trabalho.
O Presidente do OSBr, Pedro Afonso Hoffmann, declarou que no começo do Observatório, ele e Evandro Gevaerd, hoje Diretor Executivo da entidade, alugaram uma pequena sala, vazia na época, para dar início aos trabalhos.
“Hoje a sala está cheia de ideias. Temos pessoas que querem fazer a mudança”, explica.
Evandro ressalta que o OSBr segue a metodologia de serviço estabelecida pelo Observatório Social do Brasil e que a intenção da entidade é colaborar para que os municípios de Brusque e Guabiruba aperfeiçoem suas rotinas administrativas, profissionalizando a gestão pública.
O responsável pela criação do Observatório no município é Nelson Zen Filho, que ao folhear uma cartilha na espera de uma consulta médica, descobriu o OS e resolveu buscar entender melhor como funcionava a entidade, para depois, abrir o OS em Brusque.
De acordo com Evandro, no decorrer deste período do OS em Brusque foram feitas algumas intervenções sobre compras e ações governamentais, todas realizadas dentro dos critérios técnicos e responsáveis. “Ao longo desses cinco anos, o observatório amadureceu junto com os órgãos públicos que monitoramos”, afirma.
Homenagens
Assim como o OSBr prestigiou os participantes entregando um símbolo desta parceria, os representantes de algumas entidades também deixaram suas considerações ao Observatório. O reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy, falou um pouco sobre a parceria que está sendo firmada com o OS Brusque e também informou que a instituição disponibiliza os seus laboratórios para eventuais pesquisas da entidade.
Quem também prestou homenagem ao Observatório foi o presidente da Acibr, Halisson Habitzreuter, que elogiou a dedicação dos voluntários, estagiários e funcionários da instituição.
Fotos: Observatório Social de Brusque