Quando a população vai às urnas escolher o prefeito e o vice-prefeito, está depositando seu voto e sua confiança não apenas nos dois candidatos, mas em toda a equipe de governo que será formada. A escolha dessas pessoas cabe ao Chefe do Executivo, que irá decidir quem assumirá os cargos comissionados, conhecidos como “cargos de confiança”. Para essa escolha, não existe nenhum exigência legal, mas cabe à sociedade acompanhar se o perfil dos nomeados é adequado à função.
Com o objetivo de conhecer melhor quem serão os gestores nomeados, o Observatório Social de Brusque e Região solicitou ao prefeito reeleito de Brusque, Paulo Eccel, um breve currículo dos principais cargos da gestão 2013/2016, que foi enviado na última terça-feira (15).
Confira abaixo o perfil de cada gestor:
Chefia de Gabinete Cedenir Alberto Simon
Idade: 38
Formação: Graduado em História pela UFSC e Mestre em História pela UDESC.
Experiência: Trabalhou na Assembleia Legislativa de SC entre os anos de 2003 e 2008, sendo Coordenador da Comissão de Educação, Cultura e Desperto de 2003 a 2004, Assessor Parlamentar do então Deputado Paulo Eccel de 2005 a 2006, e Coordenador da bancada do PT entre 2007 e 2008.
Governo Municipal: Compõe a equipe desde 2009, onde ocupou os cargos de Secretário de Comunicação Social e Secretário de Governo e Gestão Estratégica.
Secretária de Governo e Gestão Estratégica
Ana Beatriz Baron Ludvig
Idade: 48
Formação: Graduada em História pela Unifebe.
Experiência: Exerceu diversas atividades profissionais como secretária, professora e empresária do ramo têxtil. Foi Assessora Parlamentar no mandato do Deputado Paulo Eccel.
Governo Municipal: Desde 2009 compõe a equipe, onde exerceu a função de Chefe de Gabinete do Prefeito.
Secretário de Orçamento e Gestão José Gustavo Halfpap
Idade: 50
Formação: Engenheiro Agrônomo e Bacharel em Direito, com Pós Graduação em Processo Civil.
Experiência: Entre suas atividades profissionais, foi servidor da Câmara Municipal de Brusque, Justiça Eleitoral e Ministério do Trabalho e Emprego.
Governo Municipal: Desde 2009 compõe a equipe, exercendo as funções de Procurador Geral, Secretário de Governo e Gestão Estratégica e Secretário de Orçamento e Gestão.
Secretária da Fazenda
Fabiana Amália Dalcastagné
Idade: 30
Formação: Bacharel em Direito pela Unifebe, com Pós Graduações em Análise Tributária, Direito Processual e formação para o magistério superior. Experiência: Exerceu funções de departamento pessoal, fiscal, contábil e tributário em escritório de contabilidade e advocacia como profissional liberal. Governo Municipal: Desde 2009 compõe a equipe, onde exerceu a função de Assessoria Jurídica do Samae (2009/2012) e Diretora Geral de Tributação e Fiscalização da Secretaria de Orçamento e Finanças.
Procurador Geral do Município Elton Rodrigo Riffel
Idade: 29
Formação: Bacharel em Direito pela Unifebe, com Pós Graduação em Direito Constitucional. Experiência: Foi Presidente do Centro Acadêmico de Direito em 2003 e do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unifebe em 2004. Servidor do Poder Judiciário do Estado de SC de 2007 a 2009. Professor substituto nas disciplinas de Direito Constitucional I e II na Unifebe (2010 a 2011).
Governo Municipal: Desde 2010 compõe a equipe, onde exerce a função de Procurador Geral do Município.
Secretária de Educação Gleusa Luci Fischer
Idade: 54
Formação: Graduada em Pedagogia, com área de concentração em Gestão Escolar. Experiência: Foi Vereadora na legislatura 1997/2000. Foi Conselheira Estadual de Educação de 1997 a 2002. Exerceu atividades profissionais como administradora escolar das Escolas de Educação Básica Osvaldo Reis e Ivo Silveira, e professora do magistério superior na Avantis de Balneário Camboriú.
Governo Municipal: Desde 2009 compõe a equipe, onde exerce a função de Secretária de Educação.
Secretária de Saúde Maria Aparecida Morelli (Cida) Belli
Idade: 58
Formação: Graduada em Pedagogia (Supervisão Escolar), com Pós Graduações em Psicologia e Aconselhamento Pastoral, Adolescência e Psicologia Educacional. Experiência: Foi Conselheira Tutelar (1998/2000). Exerceu atividades profissionais como professora e empresária.
Governo Municipal: Desde 2009 compõe a equipe, exercendo as funções de Secretária de Assistência Social e Habitação e Secretária de Saúde, permanecendo na função.
Secretária de Assistência Social e Habitação Patrícia Pyckocz Freitas
Idade: 34
Formação: Graduada em Serviço Social pela Furb. Experiência: Conselheira Municipal dos Direitos da Criação e Adolescente; de Assistência Social; de Habitação; e do Idoso de Brusque. Membro do Colegiado Nacional de Assistência Social (CONGEMAS), do Colegiado Estadual de Assistência Social (COEGEMAS) e Coordenadora do Colegiado de Assistência Social da AMMVI. Exerceu atividades profissionais como Assistente Social na Associação Habitacional Brasil Cidadã/Cooperativa de Mão de Obra Alternativa, ANTEAG e, Coordenadora Estadual do Instituto Marista de Solidariedade (IMS) /Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) /Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Governo Municipal: Desde 2009 compõe a equipe, exercendo as funções de Diretora de Assistência Social e Habitação e de Secretária de Assistência Social e Habitação, permanecendo na função.
Secretário de Obras Gilmar Vilamoski
Idade: 47
Formação: Graduado em Engenharia Civil pela Furb, com Pós Graduação em Engenharia de Produção para Construção Civil. Experiência: Foi Presidente do CEAB Brusque d 1995 a 1996. Presidente do Sinduscon Brusque de 1997 a 2000. Atualmente é Conselheiro suplente do CREA/SC, membro do Conselho Fiscal do CEAB, e membro do Comitê Executivo Planeja Brusque 2040. Atuou como profissional liberal em Engenharia Civil e como Gerente de Engenharia da empresa Havan. É sócio proprietário da Vilamares Empreedimentos Ltda. Governo Municipal: Desde o mês de janeiro de 2012 compõe a equipe, no cargo de Secretário de Obras, permanecendo na função.
Secretário de Comunicação Social Leandro (Didi) Maçaneiro
Idade: 30
Formação: Graduações incompletas em História e Música. Experiência: Conselheiro dos Direitos da Criação e do Adolescente, do Turismo, do Patrimônio Histórico, e Vice Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Brusque. Atuou profissionalmente como músico. Governo Municipal: Desde 2009 compõe a equipe, exercendo as funções de Diretor de Administração, de Eventos, Superintendente da Fundação Municipal de Cultura de Brusque e, atualmente, Secretário de Comunicação Social.
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda Danilo José Rezini
Idade: 58
Formação: Graduado em Administração.
Experiência: Foi Vereador de Brusque na legislatur a 2001 a 2004. Governo Municipal: Primeiro cargo.
Diretor Presidente do Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade – Ibplam Laureci Serpa Junior
Idade: 36
Formação: Graduações incompletas em Economia e Ciência Política. Experiência: Foi dirigente da União Catarinense de Estudantes Secundaristas, do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Univali e da União Catarinense de Estudantes. Atuou profissionalmente como gerente de vendas e vendedor externo. Foi Diretor responsável pela relação com a Câmara de Vereadores no Gabinete do Prefeito e Ouvidor Municipal de Brusque. Governo Municipal: Exerceu a função de Diretor do Departamento Geral de Infraestrutura Interna (DGI).
Secretário de Trânsito e Mobilidade Paulo Sestrem
Idade: 32
Formação: Técnico em Circulação de Tráfego, com Pós Graduação em Gestão e Segurança de Trânsito. Experiência: Atuou profissionalmente como Instrutor em Escola de Formação de Condutores. Governo Municipal: Exerceu a função de Coordenador de Segurança no Trânsito do Ibplam.
Secretário de Turismo Norberto João (Kito) Maestri
Idade: 45
Formação: Técnico em Gestão e Logística Comercial. Governo Municipal: Exerceu as funções de Diretor Administrativo Financeiro da Fundação Municipal de Esportes e no setor de Tributação.
Superintendente da Fundação Cultural de Brusque Eudez Pavesi
Idade: 48
Formação: Graduação incompleta em Ciência Política. Experiência: Atuou profissionalmente no gerenciamento de empresas privadas. Foi Assessoria Parlamentar durante o mandato do Deputado Estadual Paulo Eccel. Governo Municipal: Desde 2009 compõe a equipe, onde exerceu a função de Superintendente da Fundema.
Superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente – Fundema Diego Furtado
Idade: 27
Formação: Graduação em Engenharia Ambiental, com Pós Graduação em Economia e Meio Ambiente com ênfase em negócios ambientais. Experiência: Foi Professor universitário na Fatesc entre 2010 e 2012. Governo Municipal: Exerceu a função de Diretor na Fundema.
Superintendente da Fundação Municipal de Esportes – FME Alessandro Moreira Simas
Idade: 37
Formação: Bacharel em Direito. Experiência: Vereador nas legislaturas 2009 a 2012 e 2013 a 2016. Atua como advogado. Governo Municipal: Servidor Público Municipal, no cargo de Fiscal de Relações de Consumo junto ao Procon.
Superintendente da Fundação Ecológica e Zoobotânica – Parque Zoobotânico Vilson Moresco
Idade: 45
Formação: Técnico em Secretariado. Experiência: Trabalhou no comércio por 13 anos, e administrou empresa particular por 18 anos. Governo Municipal: Desde 2009 compõe a equipe, na função de Superintendente da Fundação Ecológica e Zoobotânica.
Diretor Presidente do Instituto Brusquense de Previdência – Ibprev
Jairo Luiz Sens
Idade: 55
Formação: Ensino Médio Completo. Experiência: Empresário por 27 anos. Em 2008 exerceu a função de Gerente de Administração da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque. Governo Municipal: Desde 2011 compõe a equipe, onde exerceu a função de Secretário de Defesa do Cidadão.
Diretor Presidente da Empresa Municipal de Pavimentação – Empav Felipe Belotto Santos
Idade: 30
Formação: Graduado em Ciência Política pela Univali em 2005. Experiência: Foi Assessor Parlamentar no mandato do Deputado Estadual Paulo Eccel, e coordenou as pastas de Juventude e Orçamento Participativo no governo de Brusque. Governo Municipal: Exerceu a função de Ouvidor Municipal.
Controlador Geral do Município Antonio Carlos Tillmann
Idade: 46
Formação: Graduado em Ciências Contábeis pela Furb, com Pós Graduação em Controladoria e Administração Pública (ICPG). Experiência: Foi Diretor Administrativo Financeiro da Companhia de Urbanização, e Diretor Administrativo Financeiro do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Blumenau. Governo Municipal: Exerceu as funções de Diretor de Controle Interno, Secretário de Orçamento e Finanças e a Controladoria Geral do Município, permanecendo no cargo.
Não foi informado o currículo do Diretor Presidente do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), Evandro de Farias. Segundo o ofício do Prefeito Paulo Eccel, informações sobre os diretores serão enviado assim que todos os cargos forem nomeados.
Notícias relacionadas
21/01/2013 – 09:19 http://www.osbrusque.com.br/web/noticia.php?noticia=229:osbr-lanca-pagina-para-monitorar-compromissos-de-campanha
07/12/2012 – 09:31 http://www.osbrusque.com.br/web/noticia.php?noticia=204:prefeito-paulo-eccel-visita-observatorio-social
06/12/2012 – 15:43 http://www.osbrusque.com.br/web/noticia.php?noticia=201:prefeito-anuncia-novo-secretariado-municipal,-veja-o-que-mudou
31/10/2012 – 13:27 http://www.osbrusque.com.br/web/noticia.php?noticia=166:maior-criterio-para-indicacao-do-novo-secretariado-municipal