A Lei de Acesso à Informação completa dois meses de vigência e um total de 16,9 mil pedidos de informações aos órgãos públicos federais.
De acordo com dados da Agência Brasil colhidos com Vânia Vieira da Controladoria-Geral da União (CGU), 84,38% das solitações foram respondidas, sendo que 82,53% foram atendidos positivamente, 1.370 solicitações foram negadas e 1.130 não puderam ser atendidas por não tratarem de matéria da competência legal do órgão demandado ou pelo fato de a informação não existir.
Ainda segundo a CGU, 94,36% dos pedidos de informação são feitos por pessoas físicas, destes apenas 4,8% por jornalistas e 5,69% por pessoas jurídicas. O tempo médio de resposta é de 9,42 dias para cada solicitação.
A Lei de Acesso à Informação tem o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Para conhecer mais sobre a lei, clique aqui.
Os dados foram divulgados neste sábado (14/07) pela diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, Vânia Vieira, durante o 7º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo.a